terça-feira, 12 de maio de 2009

Visita ao RIOZOO


Realizamos um passeio ao RIOZOO no dia 04/04/09 a Fundação RIOZOO, com 25 crianças que freqüentam o RECRIANÇA, ministério Infantil da Igreja Batista do Recreio. A finalidade era fazer com que as crianças observassem e refletissem sobre a responsabilidade de seus atos ante a preservação do meio ambiente criado por Deus.

Em minha observação pude constatar que apesar das obras de manutenção realizadas pela Fundação, não há no local espaço onde possamos fazer uma sistematização das observações e reflexões. É evidente que o lugar é aprazível, mas seria muito providencial um espaço para troca de experiências e opiniões, o que foi feito pelo nosso grupo perto da gruta do urso.

Sei que a Fundação RIOZOO realiza visitas monitoradas durante a semana. Porém não visualizei no sábado em que realizamos o passeio, nenhum grupo organizado por professores, pesquisadores e cientistas com intuito de conscientizar e educar tantas pessoas que lá estavam. Fato lamentável, pois seria uma excelente oportunidade de levar os indivíduos a reflexão sobre a importância da alfabetização científica.

Tal importância é citada no texto: Desafios da Alfabetização Científica de Francisco Caruso (CBPF & UERJ). O texto discorre sobre a banalização da alfabetização científica e sobre a educação como meio de formação e conscientização do indivíduo. O problema da alfabetização científica não é uma questão da comunidade dos professores, mas também da comunidade dos cientistas, pesquisadores e intelectuais. É importante que todos se envolvam para que assim possa haver uma mudança relevante na educação de nossos jovens. É de suma importância uma mudança na estrutura política educacional, financiamento e incentivo do governo para a Ciência.

Cita nome de projetos que são realizados, mas que são ações isoladas e não resolvem a problemática em questão.

O texto relata alguns exemplos das dificuldades encontradas no cotidiano da vida dos cidadãos. E que o ato de se ensinar Ciências, vamos encontrar valores implícitos e relevantes para que os indivíduos se tornem cidadãos mais críticos e sonhadores. Tais valores são: curiosidade, humildade, honestidade, verdade, razão e ética que são indispensáveis para a educação e cidadania.

Por fim concordo com sociólogo Domenico de Massi que afirma que para a sobrevivência na sociedade pós-moderna, eminentemente científica, reside fundamentalmente na criatividade e sonho. Termina questionando qual o futuro que daremos a quem não for alfabetizado cientificamente.

Digo ainda mais, que como educadora, devo salientar uma alfabetização científica, pois através desta poderemos compreender melhor como o ser humano está diretamente interligado a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário